Posted on Mar 27, 2023 by admin
Roberto Almada e Graça Alves são as duas primeiras confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 4 de Novembro, no Nini Design Centre, reunindo catorze convidados para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que é a sexta, é ‘Já foste!’ e visa, acima de tudo, dar continuidade à missão assumida pela organização de criar um fórum para a discussão livre e sem preconceitos dos principais assuntos dos nossos dias.
Roberto Almada é técnico superior de Educação Social, mas destacou-se na acção política, nomeadamente ao serviço do Bloco de Esquerda. Em 2002, estreou-se na Assembleia Legislativa da Madeira, quando substituiu o histórico Paulo Martins, na sequência da rotatividade implementada pelo partido. Nos anos que se seguiram, foi cabeça de lista repetente nas listas de candidatos do Bloco de Esquerda em diferentes sufrágios, conquistando o reconhecimento e o apoio de vários sectores do eleitorado e da opinião pública madeirense.
Até bem recentemente, manteve-se afastado do exercício da política, dedicando-se e à sua actividade profissional e escrevendo uma coluna de opinião mensal no ‘Diário de Notícias’, na qual aborda temáticas de âmbito social, económico e governativo. Porém, a política voltou a chamá-lo, estando já confirmada a sua candidatura à Assembleia Legislativa Regional nas eleições que terão lugar este ano.
Já Graça Alves é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e foi, durante anos, professora de Português no Ensino Secundário. Foi também vencedora do Prémio Literário Horácio Bento de Gouveia, em 2004 e 2006, do Concurso Literário Professor Francisco Freitas Branco, em 2007, e do Prémio Vinho Madeira, em 2008. Tem contos inseridos em obras colectivas, sendo ‘Meu Simão daquela tarde’ o seu primeiro romance. Neste momento, desempenha funções de Diretora de Serviços de Museus e Centros Culturais.
Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.
