Posted on Mar 01, 2023 by admin
‘Já foste!’ é o tema da edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento anual, que vai para a sua sexta edição, está apontado para 4 de Novembro e irá reunir catorze convidados para sete conversas improváveis sobre os principais temas da actualidade, desafiando-as a repensar a estrutura social, incluindo as mais diversas conceções que mantemos sobre a forma como agimos, trabalhamos, nos organizamos e até nos relacionamos. Porém, o evento deste ano pode bem ser o último em solo madeirense.
“Após termos organizado cinco edições de sucesso, que promoveram discussões abertas sobre temas mais diversos e nas quais testemunhamos tanto diálogo surpreendente e momentos inesperados, sentimos que pode ter chegado a altura de preparar um passo mais ambicioso. Por isso, estamos empenhados em fazer mais um evento, sempre de mãos dadas com o espírito rebelde que melhor caracteriza o nosso grupo, mas também conscientes de que a edição deste ano é, possivelmente, uma despedida do ‘Madeira 7 Talks’ do público madeirense”, explica Francisco Gomes, membro da equipa organizadora.
Sem apontar ainda o que o grupo planeia para o futuro, nem as razões que levaram a esta decisão, Francisco Gomes refere, apenas, “É uma edição que tem um significado muito especial para nós. Queremos provocar diálogos intensos, momentos divertidos, dar vida a perspectivas novas e, como é claro, reunir aqueles que estiveram connosco nas cinco edições anteriores, pois foi muito graças a eles e a elas que aqui estamos e que podemos almejar a um próximo capítulo e um próximo ciclo.”
Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.
Os catorze convidados da edição deste ano, que serão gradualmente anunciadas no decorrer das próximas semanas, serão divididos em pares, que estabelecerão um diálogo sobre os temas mais pertinentes da sociedade atual, expondo as suas opiniões, defendendo as suas convicções e apresentando argumentos a favor das suas perspetivas. A partir desta dinâmica de ideias pretende-se que seja gerado um debate cativante, que reúna a atenção e até a participação de todos os presentes.