MANUELA ARANHA E PAULA SALDANHA NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Jul 31, 2022 by admin

Manuela Aranha e Paula Saldanha são as mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 5 de Novembro, no Nini Design Centre, reunindo catorze mulheres para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano é o irreverente ‘Mulheres por Cima!’ e visa reunir catorze mulheres da nossa sociedade que se têm destacado nas suas áreas de actuação, deixando, com o seu exemplo, uma mensagem de coragem, resiliência e determinação.

Manuela Aranha é uma escultora, que nasceu no Funchal, na Travessa do Reduto, filha de um militar de carreira que havia participado na Revolta da Farinha, em 1931. Foi desde muito cedo pioneira em muitas actividades até então vedadas às raparigas, sendo a primeira no Funchal a andar de bicicleta, patins e a remar um barco.

Foi Directora Regional da Cultura, no Governo Regional da Madeira, durante doze anos, sendo a responsável pela criação do Museu Colombo, no Porto Santo, e do Museu Frederico de Freitas, além de ter dinamizado o Museu das Cruzes. Foi ainda a criadora do Festival da Canção Infantil, sendo também da sua autoria o troféu Folhas de Prata. Foi também responsável pela recuperação do Solar Cristóvão, em Machico.

Em 2014, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi-lhe concedido pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o grau de comendador da Ordem do Mérito.

São da sua autoria, entre outras, as obras ‘Paz e Liberdade’, na rotunda com o mesmo nome, e o ‘Barqueiro’, no Porto Santo. Foi a autora, em 2008, da medalha alusiva às comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal. É também a autora da placa de homenagem a Alberto II do Mónaco, inaugurada em Setembro de 2017, num largo do Funchal, na zona do Lido.

Já Paula Saldanha nasceu a 6 de Março de 1972 e formou-se na área de Educação Física e Desporto, na Universidade da Madeira. Hoje, é técnica superior da Direcção Regional do Desporto, porém o que é mais impressionante é o seu longo currículo desportivo, construído no judo, a sua modalidade de eleição.

Quanto ao mesmo, são muitos os títulos ganhos, começando em 1987, quando foi Campeã Nacional na categoria de 49 kg, no escalão de Juvenil. Entre 1988 e 2003, foi Campeã Nacional na categoria de 52 kg, no escalão de Júnior e Sénior, e, no mesmo período de tempo, foi atleta da Seleção Nacional de Judo na categoria de 52 kg, no escalão de Júnior e Sénior, tendo integrado quatro projetos olímpicos, nomeadamente Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004).

Em 1993, recebeu o Colar Regional de Honra ao Mérito Desportivo do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, e, na década que se seguiu, acumulou vitórias e pódios em vários torneios internacionais realizados em locais tais como Polónia, Itália, Hungria, Rússia, Bratislava, Alemanha, Japão, República Checa e Países Baixos.

Em 2001 e 2002 foi Selecionadora Regional da Associação de Judo da RAM, e, entre 2004 e 2013, foi Árbitra Nacional. Em 2014, ascendeu a Árbitra Elite e, um ano depois, a Árbitra Internacional.

Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.