LUZ HENRIQUES E LETÍCIA FIGUEIRA NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Jul 31, 2022 by admin

Luz Henriques e Letícia Figueira são as mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 5 de Novembro, no Nini Design Centre, reunindo catorze mulheres para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano é o irreverente ‘Mulheres por Cima!’ e visa reunir catorze mulheres da nossa sociedade que se têm destacado nas suas áreas de actuação, deixando, com o seu exemplo de vida, uma mensagem de coragem, resiliência e determinação.

Maria da Luz Soares Henriques nasceu em Câmara de Lobos em 1958. De nome artístico Luz Henriques, é uma artista plástica portuguesa, nas áreas da tapeçaria tridimensional contemporânea, cerâmica, azulejaria e pintura sem tela.

Mãe de dois filhos, Luz Henriques iniciou a sua carreira no Funchal, em 1993, com a exposição, intitulada ‘Arte do Nó’, de peças de tapeçaria de vanguarda. Na primeira década do seu trabalho, dedicou-se, igualmente, à ‘assemblage’ e à pintura cerâmica. Até 2003, a sua obra foi apresentada ao público em diversas exposições individuais e participações em certames coletivos, incluindo a nível internacional. De 2004 a 2008, realizou exposições individuais em Génova (Itália), no Parndorf Burgenland Dorfhalle (Viena) e participou em exposições internacionais, incluindo na International Art Biennale Malta (Malta), Artexpo (EUA) e Puro-Arte (Espanha). Tomou parte, igualmente, em colectivas, como na Belgischen Rundfunkund Fernsehzen-trums (Alemanha), na Mostra Unite Nelle Arte (Itália) e na Galeria da Casa de São Paulo (Brasil).

Em 2009, faz a mostra individual ‘Sinergias do Corpo e da Alma’, na Casa da Cultura da Sertã, e toma parte na coletiva ‘Artes Plásticas Lusófonas’, no Centro das Artes Casa das Mudas da Madeira. Entre 2010 e 2015, fez diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se a exposição individual ‘Vozes do Mar’, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Em dezembro de 2016, apresentou a mostra intitulada ‘Fénix’, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, e, em 2017, expôs a Individual ‘Etér­eo, em Génova, e fez parte da exposição coletiva de Arte Contemporânea ‘Persona”’, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

De 15 de Março a 30 de Maio de 2018, na sala de exposições temporárias do Museu Henrique e Francisco Franco, apresentou a exposição ‘Quintessência II’, composta por trabalhos em cerâmica. Actualmente, encontra-se representada em muitas colecções particulares, nacionais e internacionais e a sua obra é referenciada em vários livros de Arte Portuguesa Contemporânea. Foi também distinguida com alguns prémios de mérito na categoria das artes plásticas a nível nacional e internacional.

Já Letícia Figueira, nasceu a 8 de Março de 1976, concluiu o curso de polícia em 2000, aos vinte e quatro anos, e abraça essa carreira desde então. Apesar de admitir que a entrada para a polícia foi mais uma circunstância da vida do que propriamente a concretização de um sonho, também realça que o mesmo foi o produto de muito esforço e de um processo exigente de valorização pessoal.

Dito isto, Letícia não acredita que ser polícia e ser mulher sejam papeis incompatíveis, pois sabe que todos os seus colegas, independentemente de género, sabem que podem contar com o seu apoio em todos os momentos, incluindo nas missões mais complicadas. Mãe de uma filha com dezasseis anos, Letícia vêm com grande carinho o seu papel de mãe e luta para dar à ‘sua’ adolescente o melhor que pode, na esperança de que ela seja uma guerreira lutadora, tal como a mãe assim se considera.