GUIDA VIEIRA E CÉLIA PECEGUEIRO NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Jun 07, 2022 by admin

Guida Vieira e Célia Pecegueiro são as mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 5 de Novembro, no Nini Design Centre, reunindo catorze mulheres para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano é o irreverente ‘Mulheres por Cima!’ e visa reunir catorze mulheres da nossa sociedade que se têm destacado nas suas áreas de actuação, deixando, com o seu exemplo, uma mensagem de coragem e determinação para um futuro que se quer cada vez mais equilibrado e humano.

Guida Maria Vieira Martins nasceu na Madeira a 9 de fevereiro de 1950 e é conhecida como sindicalista, activista feminista e política de referência no contexto regional e nacional.

Foi presidente do Sindicato das Bordadeiras da Madeira, dirigente e fundadora da União dos Sindicatos do Arquipélago da Madeira (USAM) e membro fundador e dirigente da associação feminista ‘UMAR’. Na sua atividade sindical, fundou o Departamento de Mulheres da USAM e a Comissão Nacional de Mulheres da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, hoje conhecida como Comissão da Igualdade.

Foi militante da União Democrática Popular e é hoje do Bloco de Esquerda, partido resultante da fusão da UDP com outros partidos de esquerda. Mais recentemente, e no âmbito da sua actividade política, foi deputada na Assembleia Municipal do Funchal entre 2013 e 2017, eleita pela Coligação Mudança, pela qual concorreu por indicação do Bloco de Esquerda. Foi, também, deputada na Assembleia de Freguesia de São Martinho, no Funchal, tendo sido eleita pela Coligação Confiança, sucedânea da anterior e onde foi igualmente representante do Bloco de Esquerda. É ainda conselheira municipal para a igualdade de género no Funchal desde março de 2014.

Foi casada com Paulo Martins, falecido em 2014, companheiro de partido na UDP e no Bloco de Esquerda, assim como deputado regional durante quase três décadas, de quem tem uma filha.

Já Célia Maria da Silva Pecegueiro, grafado frequentemente ‘Pessegueiro’ na imprensa, nasceu em 1980, na freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol. Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade da Madeira e editora e organizadora de eventos culturais, é na política que se tem destacado e é naquela área que mais se realiza profissionalmente.

Militante do Partido Socialista, é, actualmente, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol. Porém, já foi a primeira mulher líder de uma juventude partidária na Madeira (nomeadamente a secção regional da Juventude Socialista, de 2002 a 2008) e a primeira mulher eleita presidente de uma câmara municipal na nossa região autónoma, designadamente nas eleições autárquicas de 2017.

O seu currículo político revela, ainda, que foi deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e vereadora municipal na Ponta do Sol. Neste momento, é uma das vozes mais ouvidas e respeitadas do seu próprio partido e há até quem a aponte como uma candidata legítima à sua futura liderança.

Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.