PAULO CAFOFO, LUISA PAOLINELLI E FILIPE REBELO NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Político, investigadora e dirigente desportivo juntam a sua voz às 'conversas improváveis'
Posted on Ago 05, 2021 by admin

O político Paulo Cafofo, a investigadora Luisa Paolinelli e o dirigente desportivo Filipe Rebelo são as três mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento, que terá lugar no dia 6 de Novembro, no Nini Design Centre, irá reunir catorze pessoas para sete diálogos sobre assuntos da actualidade. O tema da edição deste ano é ‘Ponha Aqui o Seu Pézinho’.

Paulo Cafofo nasceu no Funchal, em Maio de 1971, e, seguindo as pisadas da mãe, professora, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tornou-se professor de História e exerceu docência em várias escolas da Região Autónoma da Madeira, a par de diversos cargos de direcção nos Conselhos Executivos e Pedagógicos.

Entrou na política quando foi convidado a encabeçar a Coligação ‘Mudança’ ao município do Funchal nas eleições autárquicas de 2013. Após uma campanha eficaz, foi eleito presidente da Câmara Municipal do Funchal, no dia 29 de Setembro, tornando-se no primeiro presidente deste município a não ser eleito pelo PSD desde a Revolução dos Cravos. Em 2017, recandidatou-se à presidência do Funchal numa nova coligação intitulada ‘Confiança’, de novo constituída. Foi reeleito a 1 de Outubro desse ano e tomou posse dia 20 do mesmo mês. No decurso da sua atividade política, presidiu igualmente à AMRAM (Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira) e à CMU (Confederação dos Municípios Ultraperiféricos).

Renunciou ao mandato de presidente da Câmara Municipal do Funchal, a 1 de Junho de 2019, com vista a ser candidato a presidente do Governo Regional da Madeira, indicado pelo Partido Socialista, nas eleições legislativas regionais de 2019. A 25 de Julho de 2020 tornou-se presidente do Partido Socialista, tendo sido o único candidato que se apresentou às eleições internas.

Já Luísa Paolinelli é docente da Universidade da Madeira desde 1994, tendo realizado o doutoramento em Literatura Comparada e Literatura Portuguesa e Brasileira, sob a orientação do Professor Doutor Fernando Cristóvão. É co-autora, com Catarina Fonseca de ‘Entrada de Reis’ e autora de ‘O Romance Histórico e José de Alencar’. A juntar a estas obras, tem publicado capítulos de livros, ensaios e artigos na área das Literaturas Comparadas.

Ainda a nível académico, faz ainda parte da Comissão Científica e Redatorial da revista ‘Kamen – Rivista di Filosofia e Poesia’ e da revista ‘Confluências Culturais’, da Universidade de Univille. É também membro da Comissão Científica do ‘Centro Internazionale di Studi Europei Sirio Giannini’, em Itália, e Conselheira Correspondente da ‘Fondazione Nazionale Carlo Collodi’, também de Itália.

Já Filipe Rebelo é licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade da Madeira. Aliás, o desporto é precisamente a grande paixão do actual director-geral do centenário Clube de Futebol União, instituição que tem vindo a procurar levar à glória de outros tempos, uma missão difícil para um homem que faz da luta o seu dia-a-dia.

No entanto, a vida de Filipe Rebelo não é só desporto, pois tem um vasto currículo como gestor público e político. Depois de anos a militar no Partido Social Democrata da Madeira, o convidado é presidente do Partido Democrático Republicano desde Julho de 2016. A juntar a isto, já serviu o município do Funchal como administrador da ‘Sociohabita’, papel que assumiu entre 2018 e 2020. A nível associativo, Filipe Rebelo é vice-presidente do Comité Paraolímpico de Portugal, assim como presidente da delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Deficientes, onde tem vindo a implementar iniciativas meritórias e nacionalmente reconhecidas em prol das pessoas com necessidades especiais.

A juntar aos nomes anunciados, a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’ já confirmou a participação de seis outros convidados, nomeadamente a decoradora Nini Andrade, o escultor Ricardo Veloza, o político Bruno Pereira, o instrutor e professor Afonso Franco, o médico França Gomes, o ‘chef’ Octávio Freitas o geógrafo Joaquim Sousa e a cantora Vânia Fernandes.