Posted on Mai 12, 2021 by admin
O professor e geólogo Joaquim Sousa e a cantora Vanessa Fernandes são as duas mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento, que terá lugar no dia 6 de Novembro, no Nini Design Centre, irá reunir catorze pessoas para sete diálogos inesperados sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que é a quarta, é ‘Ponha Aqui o Seu Pézinho’ e terá como anfitrião e mediador o escritor António Barroso Cruz.
Joaquim José Sousa tem quarenta e sete anos e é geógrafo por formação, assim como professor e pai. Desde sempre, esteve envolvido e lutou por causas, principalmente no âmbito da Educação, pois, sendo fruto da escola pública, acredita que esta é o único verdadeiro elevador social que temos no nosso país. É, sem qualquer sombra de dúvida, a principal cara do ‘milagre social’ que foi o Projeto Curral das Freiras, que levou a que a pequena escola do interior da Madeira tenha sido, em 2014/15, a melhor escola pública portuguesa. A juntar a isto, Joaquim Sousa é uma pessoa com grande atenção á causa ambiental, pois vê na proteção da vida e do meio ambiente causas que o motivam e que tem vindo a aprofundar na formação académica e na vida profissional.
Já Vânia Fernandes é uma das grandes jovens referências da música portuguesa. Terminou a licenciatura em Musica, no ramo do Jazz, em 2012, na Escola Superior de Música de Lisboa e tem o curso profissional de Canto do Conservatório de Música da Madeira. Passou ainda pela escola ‘Hot Clube – Escola de Jazz Luiz Villas Boas’ e tem vários projectos em várias vertentes musicais, entre os quais no Fado (“Vânia Canta Amália”), no Jazz (a parceria com o pianista Júlio Resende), a parceria com a Orquestra Imperatriz Sissi e no campo experimental (“Lado Luso”).
A juntar a isto, Vânia Fernandes participou em diversos eventos musicais, entre eles o ‘Angra Jazz’, onde foi acompanhada pela orquestra de Jazz da Ilha da Madeira. ainda no campo musical, também já integrou a Orquestra de Jazz da União Europeia e actuou em diversos festivais de Jazz, como o ‘Além Tejo Jazz’, o ‘Funchal Jazz’ e o ‘Porto Blue Jazz’.
Entre os vários reconhecimentos acumulados, Vânia Fernandes ganhou o Prémio Reconhecimento, atribuído pelo júri da ‘IV Festa do Jazz’ realizado no Teatro São Luiz, organizado pelo Hot Club de Portugal. Obteve especial notoriedade pela participação na ‘Operação Triunfo’, na qual conquistou o primeiro lugar.
Em 2008, venceu o Festival da Canção com ‘Senhora do Mar’, com a qual representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, no qual conseguiu um honroso segundo lugar, apurando-se para a final realizada em Belgrado, a 24 de Maio de 2008, feito que Portugal não tinha conseguido desde 2003. Na mesma final, a cantora obteve boas votações da França, Suíça, Andorra e até Espanha.
A juntar aos dois nomes agora anunciados, a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’ já confirmou a participação da decoradora Nini Andrade, do escultor Ricardo Veloza, do político Bruno Pereira, do médico França Gomes, do professor Afonso Franco e do ‘chef’ Octávio Freitas. Nas próximas semanas, serão anunciados os nomes que vão completar o leque de catorze convidados previstos de um evento do qual o ‘Diário de Notícias’ é, uma vez mais, o ‘Media Partner’.
Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado estabelecer um palco para debates abertos e inovadores. A participação na conferência está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.