NINI ANDRADE E RICARDO VELOZA CONFIRMADOS NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Evento terá lugar no dia 6 de Novembro, no Nini Design Centre
Posted on Mar 03, 2021 by admin

Nini Andrade e Ricardo Veloza são as duas primeiras confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 6 de Novembro, no Nini Design Centre, reunindo catorze pessoas para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que é a quarta, é ‘Ponha aqui o seu pezinho!’.

Nini Andrade Silva é uma das mais prestigiadas ‘designers’ de interiores do mundo. Nascida no Funchal, Nini formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE) em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional no estrangeiro, onde estudou e trabalhou em Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul, Colômbia e Dinamarca.

Com um trabalho de elevado reconhecimento nacional e internacional, Nini Andrade Silva tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, sendo a mente criativa por detrás de múltiplos hotéis de indiscutível prestígio. Contando com uma impressionante obra além-fronteiras, Nini viu por diversas vezes o seu trabalho ser distinguido por variadas instituições, bem como tornar-se presença assídua em prestigiadas publicações de todo o Mundo, tais como por exemplo o ‘The New York Times’, ‘Financial Times’, ‘El Pais’, ‘Wallpaper’, ‘Condé Nast Traveller’, ‘Sleeper Magazine’, ‘Harrods Magazine’, ‘Architectural Digest Magazine’, ‘Andrew Martin’s World Leading Guides’, ‘Condé Nast Travel Guide’, entre tantas outras.

Paralelamente à sua reconhecida carreira na área da arquitectura e ‘design’ de interiores, Nini é também autora de diferentes linhas de mobiliário de interior e exterior e, da versatilidade da sua obra, destaca-se ainda a sua grande paixão pela pintura, estando a sua obra presente em importantes colecções e museus de arte contemporânea mundiais, nomeadamente na Irlanda e em Nova Iorque.

Já Ricardo Veloza, nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, a 3 de Janeiro de 1947, filho de Henrique de Ascenção Veloza e de Maria Leonor Abrantes Veloza. É licenciado em Escultura pela Academia de Belas Artes da Madeira e foi professor no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.

Entre os vários cargos públicos que ocupou ao serviço da Região Autónoma da Madeira contam-se o de presidente do instituto do Bordado, Tapeçaria e Artesanato da Madeira, director regional dos Assuntos Culturais e responsável pelo Centro das Artes ‘Casa das Mudas’. É também conhecido pelo facto de ser o autor de diversas obras de esculturas, entre as quais se destacam ‘Cristóvão Colombo’, ‘Porto Santo’, ‘Autonomia da Madeira’, ‘Revolta da Madeira em 1931’ ‘Trabalhador’, ‘Carreiros do Monte’, ‘Turista’, ‘Cristiano Ronaldo’, ‘Combatente Madeirense no Ultramar’ e ‘Anjo Caído’, todas elas localizadas no Funchal.

Ricardo Veloza é amplamente respeitado como um grande impulsionador das Artes e uma pessoa que sempre esteve à frente do seu tempo. Fruto do seu contributo singular para as Artes, em 2016, foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação no evento está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.