ANA LOUREIRO CONFIRMADA NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Empresária e autora polémica é convidada das conversas improváveis de 7 de Novembro
Posted on Set 11, 2020 by admin

Fiel à irreverência que dá mote ao próprio evento, o ‘Madeira 7 Talks’ acaba de anunciar mais uma convidada nacional para a conferência. Trata-se de Ana Loureiro, a empresária e autora polémica que recentemente conquistou a atenção mediática por liderar a petição que visa legalizar a prostituição. O documento, que já reuniu milhares de assinaturas, quer mudar a percepção daquela actividade, dando-lhe um enquadramento fiscal e legal que proteja as pessoas que a ela se dedicam.

Oriunda de uma família lisboeta de classe média, Ana Loureio era uma mulher como tantas outras no nosso país, casadas e trabalhadoras, até que, aos vinte e quatro anos, a sua vida mudou radicalmente. Fruto de grandes dificuldades pessoais, sem uma base familiar, a ultrapassar um divórcio muito difícil e com dois filhos menores (um de quatro anos e uma ainda bebé), viu-se deparada com dificuldades financeiras extremas. A juntar a isto, foi confrontada com o drama do despedimento e com o diagnóstico de um cancro no colo do útero.

Face a tudo isto, percebeu que o dinheiro rápido só poderia vir da prostituição e começou a trabalhar numa casa de alterne. Em doze anos de trabalho, diz que viu de tudo, e, hoje, fruto do que passou e por conhecer os contornos menos positivos da profissão, não quer ver mais jovens menores a prostituirem-se, nem mulheres a trabalhar sem condições de higiene, tendo, por isso, criado uma petição que pretende legalizar a profissão, ou, pelo menos, despenalizar o lenocínio.

Hoje, é dona de uma casa de alterne num país cuja lei diz que quem, profissionalmente ou com intenção lucrativa, fomentar, favorecer ou facilitar o exercício por outra pessoa de prostituição é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos. A petição que lidera sugere que a prostituição tenha como idade limite de iniciação os vinte e um anos e que exista uma punição para as casas que aceitem menores. É exigido, também, que as mulheres façam exames médicos de seis em seis meses e que a prostituição seja considerada uma profissão com descontos e regalias sociais como qualquer outro trabalho.

Mais recentemente, Ana Loureiro publicou o livro ‘Eu Sou Uma Acompanhante de Luxo’, no qual faz um retrato fiel de certa prostituição em Portugal. No mesmo, a autora também partilha, na primeira pessoa, a história de como encontrou na profissão mais velha do mundo o caminho para a sua sobrevivência e a dos seus filhos.

O ‘Madeira 7 Talks’ é uma conferência tem lugar no dia 7 de Novembro, no Nini Design Centre, e que irá reunir catorze pessoas para sete diálogos inesperados sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano é ‘Liquidação Total’ e terá como mediador o escritor António Barroso Cruz.

Entre os nomes já anunciados para a edição deste ano estão o gestor hoteleiro António Trindade, a professora e investigadora Liliana Rodrigues, a jornalista Susana de Figueiredo, o estilista Tiago Gonçalves, a narradora Leda Pestana, o médico João Meirinho Moura, o jornalista Nicolau Fernandez, a gestora Paula Jardim, o político Miguel Gouveia, o arquitecto Paulo David, o viajante e escritor Gonçalo Cadilhe e a empresária e autora Ana Loureiro. A estes juntar-se-ão mais dois convidados, em breve anunciados, que prometem uma tarde de conversas originais e até controversas, que não deixarão ninguém indiferente.