GONÇALO CADILHE NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Viajante e escritor junta-se às conversas improváveis de 7 de Novembro
Posted on Ago 27, 2020 by admin

Está anunciado o primeiro convidado nacional do ‘Madeira 7 Talks’: é Gonçalo Cadilhe, viajante e escritor. Filho de Manuel José Ribeiro Cadilhe e da sua esposa, Maria Helena Albuquerque Vergueiro, desde muito novo, começou a sair de casa com uma mochila às costas. A sua primeira experiência de viagem foi aos oito anos com os escuteiros, mas, a partir dessa altura, em tudo o que eram fins-de-semana prolongados, férias escolares ou outras interrupções académicas, arrancava para um acampamento de vários dias, fora dos pais, de casa e da família.

Gradualmente, começou a tornar-se mais evidente que o jovem Gonçalo Cadilhe não queria largar esse estilo de vida. Por isso, apesar de não ter nenhum curso na área do Jornalismo ou da Comunicação, descobriu a sua aptidão para a escrita e aliou o estilo de vida que o preenchia à utilidade das experiências das viagens que fazia. Mas, para publicar as suas crónicas, Gonçalo Cadilhe teve de ir bater a várias portas. Graças à sua insistência e inegável talento, alguns dos seus trabalhos começaram a ser publicados nas revistas portuguesas ‘Blitz’ e ‘Surf Portugal’, das quais ainda é colaborador. Mais tarde, na revista ‘Única’, do jornal ‘Expresso’, o viajante conseguiu exportar as suas crónicas para um público mais abrangente, de forma a aliar a partilha de sua experiência com a partilha de meios, pessoas, destinos e rotas.

As crónicas das suas viagens foram posteriormente publicadas em livro, de que são exemplo ‘Planisfério Pessoal’, ‘A Lua Pode Esperar’, ‘África Acima’ e ‘Nos Passos de Magalhães’. Em 2012 Cadilhe juntou-se às ‘Viagens com Autores’ da ‘Pinto Lopes Viagens’, das quais é, desde então, autor residente. Actualmente, acompanha, com essa agência, viagens por todo o mundo. Mais recentemente, tem realizado inúmeros seminários para várias instituições, nos quais aborda toda a sua experiência de viajante ao longo dos últimos vinte anos.

Em 2014, Gonçalo Cadilhe lançou o seu projecto de autor – ‘Um Dia na Terra – Fotografias do Quotidiana do Planeta’, o qual exibe mais de duas centenas fotografias recolhidas, em mais de cinquenta países. Depois deste trabalho, também já publicou ‘O Esplendor do Mundo’, ‘Nos passos de Santo António: Uma Viagem Medieval’ e ‘O Mundo é Fácil: Aprenda a Viajar com Gonçalo Cadilhe’.

O ‘Madeira 7 Talks’ tem lugar no dia 7 de Novembro, no Nini Design Centre, irá reunir catorze pessoas para sete diálogos inesperados sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que recebeu, recentemente, as felicitações de Marcelo Rebelo de Sousa, é ‘Liquidação Total’ e terá como anfitrião e mediador o escritor António Barroso Cruz.

Entre os nomes já anunciados para a edição deste ano estão o gestor hoteleiro António Trindade, a professora e investigadora Liliana Rodrigues, a jornalista Susana de Figueiredo, o estilista Tiago Gonçalves, a narradora Leda Pestana, o médico João Meirinho Moura, o jornalista Nicolau Fernandez, a gestora Paula Jardim, o político Miguel Gouveia, o arquitecto Paulo David e o viajante e escritor Gonçalo Cadilhe. A estes juntar-se-ão mais três convidados, já confirmados mas ainda não anunciados, que prometem uma tarde de conversas originais e até controversas, que não deixarão ninguém indiferente.

O ‘Madeira 7 Talks’ conta com o apoio de dezassete parceiros institucionais, entre os quais o ‘Diário de Notícias’, que é o ‘Media Partner’ do evento. A participação na conferência está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista. Os bilhetes para a mesma podem ser adquiridos no sítio oficial do evento na Internet.