Posted on Ago 03, 2020 by admin
O político Miguel Gouveia e o gestor hoteleiro António Trindade são as duas mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento, que terá lugar no dia 7 de Novembro, no Nini Design Centre, irá reunir catorze pessoas para sete diálogos inesperados sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que é a terceira, é ‘Liquidação Total’ e terá como anfitrião e mediador o escritor António Barroso Cruz.
Miguel Gouveia licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, sendo pós-graduado em Gestão de Empresas. Exerceu funções como Engenheiro Eletrotécnico na área da gestão de redes de energia, onde foi Coordenador do Serviço de Despacho e Condução na Empresa de Eletricidade da Madeira.
Em Maio de 2014, foi nomeado Vereador na Câmara Municipal do Funchal, com os pelouros das infraestruturas e equipamentos, atendimento e modernização administrativa e finanças, dedicando-se, nesta última área, à redução da dívida do Município e à regularização da relação entre a Autarquia e os seus fornecedores. Em Outubro de 2017, foi eleito vice-presidente da Câmara, mantendo os mesmos pelouros, e, desde Junho de 2019, é presidente da Câmara Municipal do Funchal. Na área do associativismo, foi Vogal do Conselho Fiscal e Presidente da Direção da Associação de Universitários Madeirenses de Lisboa, e, actualmente, preside à Associação de Caminhos Reais da Madeira.
Filho de um pai madeirense e de uma mãe belga, António Trindade nasceu num ambiente de hotelaria, a área que tem vindo a marcar com a sua liderança do grupo ‘Porto Bay’. O seu percurso nesse ramo, todavia, começou bem cedo, quando tinha cerca de dez anos, altura na qual passou a lidar com a Quinta Favila, uma pequena unidade hoteleira comprada pelos pais e que já era, na altura, a referência da pequena hotelaria regional.
Durante a juventude, viajou muito, tendo Paris como referência, mas isso em nada afectou que se tivesse licenciado em Direito. Mesmo assim, foi posteriormente convidado para agarrar, de alma e coração, a hotelaria e o turismo, caminho que seguiu, primeiro no Grupo Dorisol, e, posteriormente, e num projecto independente com David Caldeira e que veio a dar origem ao Grupo Porto Bay.
Actualmente, o Grupo Porto Bay é responsável pela gestão de quinze unidades hoteleiras, sendo doze em Portugal (sete na ilha da Madeira, uma no Algarve, duas em Lisboa e duas no Porto) e três unidades no Brasil (Rio de Janeiro, Búzios e São Paulo), com um total aproximado de mais de três mil camas, distribuídas nos segmentos de quatro e cinco estrelas.
Tendo já integrado projectos políticos, António Trindade é conhecido por ser um homem com uma visão diferente da vida empresarial, um exímio estratega e um gestor exemplar. A sua actualização pessoal, que é constante, passa por ler muito e viajar, sendo que procura, todos os anos, destinos que considera inovadores. Além disto, tem na música uma das suas grandes paixões, tocando piano e viola-baixo nos ‘Sweet Lovers’, um conjunto musical formado por amigos. No passado, já actuaram em vários hotéis, garantindo sempre casa cheia, mas, hoje em dia, têm uma existência mais privada.
A juntar aos dois nomes agora anunciados, a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’ já confirmou a participação da professora e investigadora Liliana Rodrigues, da jornalista Susana de Figueiredo, do estilista Tiago Gonçalves, da narradora Leda Pestana, do médico João Meirinho Moura, do jornalista Nicolau Fernandez, da gestora Paula Jardim e do arquitecto Paulo David.
Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, o ‘Madeira 7 Talks’ tem procurado estabelecer um palco para debates abertos e inovadores. A participação na conferência está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.