PAULA JARDIM, PAULO DAVID E NICOLAU FERNANDEZ CONFIRMADOS NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Posted on Jul 22, 2020 by admin

A gestora Paula Jardim, o arquitecto Paulo David e o jornalista Nicolau Fernandez são as três mais recentes confirmações para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’. O evento terá lugar no dia 7 de Novembro, no Nini Design Centre, e irá reunir catorze pessoas para sete diálogos sobre os temas principais da actualidade. O tema da edição deste ano, que é já a terceira, é ‘Liquidação Total’.

Paula Jardim é licenciada em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em Janeiro de 1991, ingressou na sociedade ‘Odefruta’, do grupo ‘Plein Sud Holding’, no âmbito de um Projeto de Desenvolvimento Agrícola do Baixo Alentejo. Em 1993, tornou-se quadro da Administração Pública Regional, na carreira de Técnica Superior, exercendo o cargo de chefe de divisão de Infraestruturas e Apoio ao Comércio Agrícola de 2005 a 2009.

Em Janeiro de 2000, foi eleita presidente do Conselho Fiscal da Associação de Agricultores da Madeira e Porto para o triénio 2000-2003. Entre Fevereiro de 2009 e Maio de 2015, exerceu funções na Direção de Serviços de Comércio Agroalimentar, onde foi responsável pelo Núcleo dos Produtos Fitofarmacêuticos. Em Maio de 2015, foi nomeada Adjunta do Gabinete do Secretário Regional de Agricultura e Pescas, e, quatro anos mais tarde, em Outubro de 2019, assumiu a presidência do Conselho Directivo do Instituto do Vinho da Madeira, cargo que desempenha presentemente.

Já Paulo David é um arquitecto bem conhecido do público madeirense, que se formou, em 1989, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Tendo trabalhado nos gabinetes de Gonçalo Byrne e João Carrilho da Graça, regressou à Madeira em 1996, tendo aí estabelecido o seu gabinete, em 2003.

Na Madeira, realizou um grupo de trabalhos impressionantes, que recolheram considerável apoio e reconhecimento público, entre os quais as Piscinas de Salinas, as Caves de São Vicente, o Pavilhão do Vulcanismo e o Centro das Artes – Casa das Mudas. Entre a longa lista de prémios e condecorações recebidas destacam-se o Global Award for Sustainable Architecture, Medalha Alvar Aalto, Prémio Kippan, Prémio Europeu de Espaço Público, Prémio Enor, Prémio Fad de Arquitectura Ibérica, Prémio Internacional de Pedra na Arquitectura, Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea e Prémio de Arquitectura da Cidade do Funchal.

Jornalista da TSF-Madeira há mais de vinte anos, Nicolau Fernandez é uma das figuras mais conhecidas e respeitadas do jornalismo madeirense. É formado em Teologia, mas tem pós-graduações em criação Literária e Jornalística e também em Bioética. Mais recentemente, concluiu o curso de Mediador Familiar e de Conflitos, sendo, inclusivamente, vice-presidente do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal.

A juntar aos nomes anunciados, a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’ já confirmou a participação da professora e investigadora Liliana Rodrigues, da jornalista Susana de Figueiredo, do estilista Tiago Gonçalves, da narradora Leda Pestana e do médico João Meirinho Moura.

Com diálogos sem barreiras nem pré-concepções, mediados pelo escritor António Barroso Cruz, o evento tem procurado fazer a diferença no panorama cultural regional, criando um palco para debates abertos e inovadores. A participação na conferência está limitada a cem pessoas, o que confere aos sete ‘diálogos improváveis’ um carácter marcadamente intimista.