Posted on Out 25, 2019 by admin
Escritor será responsável pela coordenação das ‘conversas improváveis’
O escritor António Barroso Cruz é a personalidade escolhida para mediar as sete conversas improváveis que vão ter lugar no âmbito do Madeira 7 Talks. O evento, que decorre no sábado, no Nini Design Centre, vai reunir catorze figuras nacionais e regionais para diálogos sobre os temas de maior destaque da sociedade contemporânea. A iniciativa, da organização dos Antigos Alunos da APEL, promete trocas de ideias inovadoras, irreverentes e que não deixarão ninguém indiferente.
Nascido em Lisboa e licenciado em Turismo, área à qual tem dedicado a maior parte do seu tempo e através da qual tem conseguido concretizar muitos dos seus sonhos, António Barroso Cruz desenvolveu também trabalhos na área da representação, tendo participado em novelas, peças de teatro, óperas e ‘spots’ publicitários. Foi ainda autor e apresentador de programas para televisão e a Comunicação é um dos seus habitats preferidos.
No entanto a escrita é, entre todas as áreas à qual se dedica, a sua grande vocação, tendo iniciado o seu percurso como autor em 2003 com a publicação do livro “Lugares”. Soma hoje mais de 30 obras publicadas e colabora assiduamente com publicações nacionais e estrangeiras na área de viagens e cultura. É letrista, poeta e assume-se como um pensador livre e uma espécie de ‘anarquista cultural’. E é um leitor assumidamente compulsivo.
Em 2000 tomou uma das decisões que marcou a sua vida: mudar-se para a Madeira, onde residiu em permanência até há pouco tempo, já depois de ter tido vivências residenciais na República Dominicana e no Brasil.
No Madeira 7 Talks, irá assumir um papel fundamental, moderando o diálogo entre os participantes, tarefa que não se antevê fácil dada a personalidade forte e o percurso pessoal dos catorze intervenientes, já anunciados publicamente, nomeadamente o bispo Dom Nuno Brás, o advogado Gonçalo Maia Camelo, o político Gonçalo Nuno dos Santos, o professor André Escórcio, a jornalista Sofia Relva Borges, o professor Renato Barros, o nadador Paulo Camacho, a escritora Violante Matos, o piloto Miguel Nunes, o professor e web designer Bruno Monteiro, a psicóloga Nivalda Fernandes o trabalhador-estudante João Bernardo Caldeira, a sexóloga Vânia Beliz e a mediadora cultural Catarina Claro.