DOM NUNO BRÁS NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Out 04, 2019 by admin

Bispo do Funchal confirma presença na conferência dos Antigos Alunos da APEL

É a grande surpresa e o nome mais sonante dos que foram anunciados para a conferência dos Antigos Alunos da APEL! Dom Nuno Brás, actual Bispo do Funchal, irá tomar parte nas ‘conversas improváveis’ que têm lugar a 26 de Outubro, no Nini Design Centre, juntando-se a um painel de treze nomes que prometem uma ‘lufada de ar fresco’ na forma como os principais temas da atualidade são debatidos.

Licenciado em Teologia, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em 1985, Dom Nuno Brás foi ordenado padre dois anos mais tarde, a 4 de Julho de 1987, em Lisboa. Em 1999, sob a orientação do Monsenhor Rino Fisichella, concluiu o seu doutoramento em Teologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com a tese ‘Cristo, Comunicador Perfeito: Leitura Teológica para uma Investigação Interdisciplinar sobre o Fenómeno Comunicativo’.

Entre 2005 e 2011, foi Reitor do Seminário Maior de Cristo Rei, em Olivais, sendo nomeado Cónego da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa a 10 de Janeiro de 2006. Cinco anos mais tarde, a 10 de Outubro de 2011, foi nomeado Bispo-Auxiliar de Lisboa, e, no mês seguinte, a 20 de Novembro, foi consagrado Bispo-Titular da Diocese de Elvas, pelo então Cardeal-Patriarca José da Cruz Policarpo, no Mosteiro dos Jerónimos, auxiliado pelo arcebispo Dom Salvatore Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e por Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, então Bispo do Porto e actual Patriarca de Lisboa.

Em 2019, Dom Nuno Brás sucedeu a Dom António Carrilho como bispo da Diocese do Funchal, responsabilidade que desempenha presentemente. É também o autor de três obras, nomeadamente A Vida Cristã como Extensão da Encarnação (publicada em 1992, pela editora ‘Rei dos Livros), Cristo, O Comunicador Perfeito (publicada em 2000, pela editora ‘Didaskalia’) e Introdução à Teologia (publicada em 2003, pela Universidade Católica).

 

«Presença de Dom Nuno é prova de confiança e desafio»

Para Francisco Gomes, presidente dos Antigos Alunos da APEL, “A presença de Dom Nuno Brás é, simultaneamente, uma prova de confiança na capacidade de organização dos Antigos Alunos da APEL e um desafio adicional para que asseguremos um evento que esteja ao nível das legítimas expectativas do Senhor Bispo, dos demais convidados já anunciados e de todas as pessoas que estarão presentes na conferência.” Adicionalmente, o líder da entidade organizadora observa, “Sei que estaremos prontos e que vamos realizar um grande evento, marcado não só pela originalidade dos diálogos promovidos, mas também, e acima de tudo, pela qualidade e pertinência das intervenções”, concluiu.

Entre as demais participações já anunciadas para o ‘Madeira 7 Talks’ estão o advogado Gonçalo Maia Camelo, o político Gonçalo Nuno dos Santos, o professor André Escórcio, a jornalista Sofia Relva Borges, o professor Renato Barros, o nadador Paulo Camacho, a escritora Violante Matos, o piloto Miguel Nunes, a gestora Carolina Catanho, o trabalhador-estudante João Bernardo Calderia, a sexóloga Vânia Beliz e a mediadora cultural Catarina Claro.

Por razões organizativas, o acesso ao ‘Madeira 7 Talks’ está limitado a cem pessoas, sendo que os ingressos já podem ser adquiridos no ‘site’ oficial do evento (www.madeira7talks.com).