RENATO BARROS CONFIRMADO NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Ago 26, 2019 by admin

Renato Barros, o auto-intitulado Príncipe do Ilhéu da Pontinha, é a confirmação mais recente no ‘Madeira 7 Talks’, a conferência de ‘conversas improváveis’ que está a ser organizada pelos Antigos Alunos da APEL, juntando-se a uma lista de onze outro nomes, já anunciados, e que subirão ao palco no dia 26 de Outubro, no Nini Design Centre.

 

Renato Barros é uma figura muito conhecida da sociedade madeirense, particularmente pela sua ligação ao Ilhéu da Pontinha, localização do Forte de São José. Este antigo forte foi edificado a partir de 1757, pelo engenheiro de origem italiana Francisco Tosi Colombina, no quadro da construção do primitivo cais de acostagem, unindo o chamado Ilhéu Pequeno à rocha firme da Penha de França. Até à união dos dois ilhéus, em 1885, e apesar das suas reduzidas dimensões, serviu de cais de desembarque, sendo então parcialmente demolido para a construção da ligação com o novo molhe.

 

A intervenção mais mediática de Renato Barros teve início em 2000, quando adquiriu, por cerca de quarenta e cinco mil euros, o Ilhéu da Pontinha, com a intenção de nele desenvolver um projecto de energias renováveis. Impossibilitado de concretizar o seu projecto, iniciou a luta para transformar o ilhéu num principado independente, designadamente o Principado da Pontinha, para o qual definiu uma bandeira e moeda próprias, assim como um estatuto de cidadania. Possuidor de um arquivo histórico vasto sobre o património que declara seu, Renato Barros concede passaportes e títulos de nobreza, sonhando que, um dia, o Principado da Pontinha seja o primeiro país do sul da europa a implementar uma democracia digital.

 

O Madeira 7 Talks é um evento que pretende discutir de forma aberta, construtiva e livre os grandes temas dos nossos dias, convidando a um olhar renovado sobre a sociedade em que vivemos e o caminho que queremos construir para o futuro. Sob o título ‘Champanhe no Calhau’, o Madeira 7 Talks colocará frente a frente catorze personalidades de diferentes áreas sociais, fomentando a realização de diálogos improváveis, mas recheados de pertinência.

 

Entre as demais participações já anunciadas para o ‘Madeira 7 Talks’ estão o advogado Gonçalo Maia Camelo, o político Gonçalo Nuno dos Santos, a jornalista Sofia Relva Borges, o nadador Paulo Camacho, a escritora Violante Saramago Matos, o piloto Miguel Nunes, o professor André Escórcio, a gestora Carolina Catanho, o estudante Bernardo Calderia, a sexóloga Vânia Beliz e a mediadora cultural Catarina Claro. Por razões organizativas, o acesso está limitado a cem pessoas, sendo que os ingressos já podem ser adquiridos no ‘site’ oficial do evento.