VÂNIA BELIZ E CATARINA CLARO CONFIRMADAS NO ‘MADEIRA 7 TALKS’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Posted on Ago 07, 2019 by admin

E são mais dois os nomes confirmados para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’! A sexóloga Vânia Beliz e a mediadora cultural Catarina Claro já confirmaram a sua participação na conferência de ‘conversas improváveis’ que está a ser organizada pelos Antigos Alunos da APEL, juntando-se a uma lista de outro nomes, já anunciados, e que subirão ao palco no dia 26 de Outubro, no Nini Design Centre.

 

Nascida em Lisboa, em 1978, Vânia Beliz viveu no Algarve, onde, em 2005, licenciou-se em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior D. Afonso III. Mais tarde, no lado oposto do país, no Minho, obteve o seu doutoramento em Saúde Infantil.

 

Em 2006 iniciou o seu trabalho na área da Sexologia, especializando-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com um trabalho de investigação que incidia sobre a sexualidade feminina. Quatro anos depois, em 2010 publicou o primeiro livro na área da sexualidade feminina, intitulado Ponto Quê?, com o propósito de explorar o mundo da sexualidade de uma maneira simples e objectiva, quebrando tabus e preconceitos. Posteriormente, publicou, também, A Viagem de Peludim, dirigido às crianças e famílias, e Chamar as Coisas pelos Nomes, dirigido a educadores formais e informais.

 

Entre 2011 e 2014, a convite do programa Curto Circuito da SIC-Radical, deu início a uma rúbrica quinzenal para jovens em que se discutiam diversos temas na área da sexualidade. Já na imprensa, tem colaborado como cronista com várias publicações, entre as quais a Sábado, Playboy e Público. Ainda na área da comunicação social, participa com regularidade em vários programas de rádio, televisão e colabora com várias revistas e jornais, como Happy Woman, Prevenir e Máxima.

 

Catarina Claro também nasceu em Lisboa, mas foi a outra margem do Tejo que a viu crescer. Licenciada em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação de Beja, mais tarde lançou-se para outros voos e fez ninho em Barcelona, onde cursou o Mestrado em Artes Visuais e Educação, na Faculdade de Belas Artes de Barcelona.

 

Mediadora Cultural por vocação e missão, tem desenvolvido a sua atividade profissional no âmbito da Educação Artística e Sociocultural como autora e co-autora de projetos educativos para públicos diferenciados, junto de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação EDP. A juntar a isto, colabora como Educadora Artística com diversas câmaras municipais, assim como serviços educativos de bibliotecas, museus e teatros do país.

 

Em 2016, fez do seu ninho a associação cultura Casa Invisível e voou rumo

à ilha da Madeira, onde se encontra atualmente a recolher e a contar histórias, algures entre o mar e a montanha. Os seus projetos cobrem e cruzam uma vasta área disciplinar, que vai da animação da leitura à expressão corporal e dramática, passando pelas artes plásticas.

 

Entre as demais participações já anunciadas para o ‘Madeira 7 Talks’ estão o advogado Gonçalo Maia Camelo, o político Gonçalo Nuno dos Santos, a jornalista Sofia Relva Borges, o nadador Paulo Camacho, a escritora Violante Saramago Matos, o piloto Miguel Nunes, o professor André Escórcio, a gestora Carolina Catanho e o estudante Bernardo Calderia. Por razões organizativas, o acesso está limitado a cem pessoas, sendo que os ingressos já podem ser adquiridos no ‘site’ oficial do evento.