Posted on Jul 16, 2019 by admin
Evento dos Antigos Alunos da APEL tem lugar a 26 de Outubro
E são mais três os nomes confirmados para a edição deste ano do ‘Madeira 7 Talks’! O professor e político André Escórcio, a administradora Carolina Catanho e o jovem João Bernardo Caldeira juntam-se a lista de convidados já anunciados para as sete ‘conversas improváveis organizadas pelos Antigos Alunos da APEL e que subirão ao palco no dia 26 de Outubro, no Nini Design Centre.
Licenciado em Ciências do Desporto e Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, André Escórcio é detentor de um percurso profissional vasto, que inclui actividade como professor de Educação Física em várias escolas da Região, assim como docência na Universidade da Madeira, onde também foi orientador científico de diversos trabalhos e estágios.
A juntar à sua experiência académica, também colaborou com a RTP-Madeira, coordenando a apresentação de programas desportivos e participando activamente na criação de títulos como ‘Desporto em Perspectiva’, ‘Vida e Desporto’ e ‘Estádio’, entre outros. Ainda no desporto, mas especificamente na natação, foi treinador da equipa nacional que disputou um número provas internacionais e responsável técnico de equipas e atletas que competiram ao mais alto nível, entre os quais o lendário Paulo Camacho, que também já confirmou a sua presença no ‘Madeira 7 Talks’.
Na política, foi deputado na Assembleia Legislativa Regional, nas Legislaturas de 1996/2000 e 2007/2011, assim como secretário-geral e líder da bancada parlamentar do PS-Madeira. Em 1988, foi louvado e agraciado pelo Governo Regional com a Medalha de Mérito Desportivo.
Carolina Catanho é mãe de família, administradora do Grupo Sousa e membro do Observatório do Emprego da Universidade da Madeira. Entretanto, já foi vice-Presidente da Assembleia Geral da ACIF, passou pela banca e esteve na liderança de uma mão cheia de projetos de alta responsabilidade. Licenciada em Economia e com uma pós-graduação em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, esta madeirense é hoje uma figura reconhecida na área da Economia e Gestão de Empresas na Região.
O ‘pilates’ é o seu hobby e é no mar da Madeira que consegue retemperar-se e encontrar a sua paz. Se pudesse mudar algo no mundo, promoveria condições de igualdade no acesso às oportunidades, sobretudo à Educação e à Saúde, num sistema onde o mérito e o empenho fossem os factores decisivos para o sucesso. Quando lhe perguntam sobre o que mais valoriza na vida, a resposta flui facilmente, dizendo, “Aquilo que realmente tem Valor, porque não se pode comprar, mas sim cuidar: a família e os amigos!”
Já João Bernando Caldeira é um estudante de vinte e um anos que considera a responsabilidade como a sua maior virtude. Com um percurso igual a outros jovens, rumou a Lisboa e ingressou o ISEG, mas, ao final de um ano e meio, sentiu que tinha de optar pelo que lhe corria nas veias, nomeadamente o Turismo. Regressou à Madeira, voluntariou-se para trabalhar em hotéis e assim ganhar experiência.
Hoje é um estudante e trabalhador na área que o faz vibrar, tem na mãe o seu ídolo, pela sua determinação, dinamismo e correção. Se o Bernardo pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria o sistema de ensino, tornando-o mais personalizado. Quando fala de sonhos, gostava de criar a sua própria empresa e de sentir que todos os colaboradores seriam motivados e reconhecidos, pois acredita que só se é realmente produtivo se formos felizes no que fazemos.
Entre as demais participações já anunciadas para o ‘Madeira 7 Talks’ estão o advogado Gonçalo Maia Camelo, o político Gonçalo Nuno dos Santos, a jornalista Sofia Relva Borges, o nadador Paulo Camacho, a escritora Violante Saramago Matos e o piloto Miguel Nunes. Por razões organizativas, o acesso está limitado a cem pessoas, sendo que os ingressos já podem ser adquiridos no ‘site’ oficial do evento.